23/09/2013 18:16 23/09/2013 18:16

Alunos de escolas públicas apresentam trabalhos sobre a temática da doação de órgãos

Extraído de: Governo/AM - 12 meses atrás

Alunos de escolas públicas apresentam trabalhos sobre a temática da doação de órgãos 17:02 - 23/09/2013Foto - Divulgação

Nesta terça-feira, 24 de setembro, a Campanha de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, que está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) durante toda esta semana, será marcada pela exposição e premiação de trabalhos sobre o tema, realizados por alunos de escolas públicas, como parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), executado em parceria pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde e Educação.

A abertura do evento acontecerá às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em Adrianópolis. Além da exposição dos trabalhos, haverá a apresentação de peças teatrais, produzidas pelos estudantes, sobre a temática da doação de órgãos.

O concurso que terá premiação nesta terça-feira envolveu alunos do Ensino Fundamental. Serão apresentados o vencedor na categoria Melhor Frase sobre doação de órgãos e, também, os 1º, 2º e 3º colocados no concurso de tirinhas sobre tema.

Na semana passada, como parte do esforço para envolver os estudantes no trabalho de esclarecimento e conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos, foi lançado outro concurso com a mesma finalidade, voltado para alunos do Ensino Médico. Num trabalho desenvolvido com o suporte de gestores e professores previamente capacitados, os estudantes serão estimulados a produzir slogans e filmes de 1 minuto sobre o assunto. Os vencedores serão anunciados em novembro.

Reconhecimento – A abertura oficial da Semana de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos aconteceu na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, no auditório da Susam. Durante a solenidade, forem entregues certificados de reconhecimento aos gestores dos hospitais que realizam o trabalho de notificação e captação de órgãos e córneas e de instituições envolvidas em todo o processo destinado à transplantação dos órgãos doados.

Receberam o certificado o Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, o Pronto Socorro 28 de Agosto, o Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Araújo; a equipe de captação de órgãos do Hospital Adriano Jorge, o Hospital Santa Júlia, o Pronto Socorro da Criança da Unimed e o Instituto de Oftalmologia de Manaus.

Transplantes – No Amazonas, a rede pública de saúde já realiza transplantes de rins e de córneas. No caso dos transplantes de rins, o procedimento é realizado tanto entre doadores vivos como a partir de doador falecido. No ano passado, conforme ranking divulgado pelo Ministério da Saúde, o Estado se destacou com a ampliação de 35% no número de transplantes.

No Estado, a realização de transplantes de rins entre doadores vivos começou em 2002 e até agosto deste ano somava 230 procedimentos. Os transplantes a partir de doador falecido tiveram início em 2011 e 67 procedimentos desse tipo já foram realizados, graças ao gesto de 39 famílias, que autorizaram a doação.

Em relação ao transplante de córneas, o procedimento começou a ser realizado no Estado a partir de 2003, com a realização de 992 cirurgias até o último mês de agosto. O Estado também está se preparando para iniciar a realização de transplantes de fígado, na Fundação Hospital Adriano Jorge, e de coração, no Hospital Francisca Mendes.



Leia outras notícias do Governo do Estado do Amazonas, aqui: http://governo-am.justica.inf.br.

Deixe seu comentário

Veja Também:


Setembro Verde alerta para a doação de órgãos e tecidos

Será aberto oficialmente em Goiânia, nesta terça-feira, dia 2, a partir das 10 horas, o Setembro Verde – mês dedicado à sensibilização para doação de órgãos e tecido. No próximo dia 27 será celebrado o Dia Nacional do Doador de ...

21 dias atrás

Estudante de Marechal Floriano é selecionada para o Parlamento Jovem Brasileiro

“A política precisa de jovens conscientes, pois se as mentes estiverem fechadas, o futuro do Brasil ficará comprometido”. Essas foram as palavras da aluna Ingrid Schueng, 17 anos, da Escola Estadual Emílio Oscar Hülle, em Marecha ...

29 dias atrás

Educadores da GRE Recife Sul discutem trabalho infantil

O enfrentamento ao trabalho infantil foi tema de encontro sediado nesta quinta-feira (24) no auditório da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, no bairro da Várzea, Recife. A formação de hoje reuniu técnicos e educadores d ...

um mes atrás

Inscrições para o concurso De Cara Pra Vida são prorrogadas até 08 de setembro

As inscrições para o concurso de Cara Pra Vida foram prorrogadas até 08 de setembro. Podem participar os estudantes das escolas da rede estadual que desejam mostrar seu lado criativo e contribuir para o debate sobre o consumo de ...

2 meses atrás

Ver todas as 99 notícias relacionadas

Últimas Noticias

09:00 - BB pagará adicional de insalubridade por ruído de máquina de contar dinheiro

09:00 - TRT julgará novamente recurso por falta de intimação devido a calamidade

08:56 - Transpetro é condenada em R$ 200 mil por terceirização ilícita

08:40 - Deputados realizam sessão ordinária nesta tarde

08:35 - CCJ tem 50 projetos em pauta para esta terça-feira, 23

08:35 - Alunos produzem moda com materiais sustentáveis

 RSS