23/09/2013 18:16 23/09/2013 18:16

Alunos de escolas públicas apresentam trabalhos sobre a temática da doação de órgãos

Extraído de: Governo/AM - um ano atrás

Alunos de escolas públicas apresentam trabalhos sobre a temática da doação de órgãos 17:02 - 23/09/2013Foto - Divulgação

Nesta terça-feira, 24 de setembro, a Campanha de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, que está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) durante toda esta semana, será marcada pela exposição e premiação de trabalhos sobre o tema, realizados por alunos de escolas públicas, como parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), executado em parceria pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde e Educação.

A abertura do evento acontecerá às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em Adrianópolis. Além da exposição dos trabalhos, haverá a apresentação de peças teatrais, produzidas pelos estudantes, sobre a temática da doação de órgãos.

O concurso que terá premiação nesta terça-feira envolveu alunos do Ensino Fundamental. Serão apresentados o vencedor na categoria Melhor Frase sobre doação de órgãos e, também, os 1º, 2º e 3º colocados no concurso de tirinhas sobre tema.

Na semana passada, como parte do esforço para envolver os estudantes no trabalho de esclarecimento e conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos, foi lançado outro concurso com a mesma finalidade, voltado para alunos do Ensino Médico. Num trabalho desenvolvido com o suporte de gestores e professores previamente capacitados, os estudantes serão estimulados a produzir slogans e filmes de 1 minuto sobre o assunto. Os vencedores serão anunciados em novembro.

Reconhecimento – A abertura oficial da Semana de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos aconteceu na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, no auditório da Susam. Durante a solenidade, forem entregues certificados de reconhecimento aos gestores dos hospitais que realizam o trabalho de notificação e captação de órgãos e córneas e de instituições envolvidas em todo o processo destinado à transplantação dos órgãos doados.

Receberam o certificado o Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, o Pronto Socorro 28 de Agosto, o Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Araújo; a equipe de captação de órgãos do Hospital Adriano Jorge, o Hospital Santa Júlia, o Pronto Socorro da Criança da Unimed e o Instituto de Oftalmologia de Manaus.

Transplantes – No Amazonas, a rede pública de saúde já realiza transplantes de rins e de córneas. No caso dos transplantes de rins, o procedimento é realizado tanto entre doadores vivos como a partir de doador falecido. No ano passado, conforme ranking divulgado pelo Ministério da Saúde, o Estado se destacou com a ampliação de 35% no número de transplantes.

No Estado, a realização de transplantes de rins entre doadores vivos começou em 2002 e até agosto deste ano somava 230 procedimentos. Os transplantes a partir de doador falecido tiveram início em 2011 e 67 procedimentos desse tipo já foram realizados, graças ao gesto de 39 famílias, que autorizaram a doação.

Em relação ao transplante de córneas, o procedimento começou a ser realizado no Estado a partir de 2003, com a realização de 992 cirurgias até o último mês de agosto. O Estado também está se preparando para iniciar a realização de transplantes de fígado, na Fundação Hospital Adriano Jorge, e de coração, no Hospital Francisca Mendes.



Leia outras notícias do Governo do Estado do Amazonas, aqui: http://governo-am.justica.inf.br.

Deixe seu comentário

Veja Também:


Setembro Verde alerta para a doação de órgãos e tecidos

Será aberto oficialmente em Goiânia, nesta terça-feira, dia 2, a partir das 10 horas, o Setembro Verde – mês dedicado à sensibilização para doação de órgãos e tecido. No próximo dia 27 será celebrado o Dia Nacional do Doador de ...

um mes atrás

Estudante de Marechal Floriano é selecionada para o Parlamento Jovem Brasileiro

“A política precisa de jovens conscientes, pois se as mentes estiverem fechadas, o futuro do Brasil ficará comprometido”. Essas foram as palavras da aluna Ingrid Schueng, 17 anos, da Escola Estadual Emílio Oscar Hülle, em Marecha ...

2 meses atrás

Educadores da GRE Recife Sul discutem trabalho infantil

O enfrentamento ao trabalho infantil foi tema de encontro sediado nesta quinta-feira (24) no auditório da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, no bairro da Várzea, Recife. A formação de hoje reuniu técnicos e educadores d ...

3 meses atrás

Inscrições para o concurso De Cara Pra Vida são prorrogadas até 08 de setembro

As inscrições para o concurso de Cara Pra Vida foram prorrogadas até 08 de setembro. Podem participar os estudantes das escolas da rede estadual que desejam mostrar seu lado criativo e contribuir para o debate sobre o consumo de ...

3 meses atrás

Ver todas as 99 notícias relacionadas

Últimas Noticias

22:28 - Conferência: Pobre no Brasil não tem acesso à Justiça, afirma Homero Mafra

22:23 - Internet da Justiça Eleitoral estará bloqueada entre dias 25 e 27

22:13 - ÔNIBUS DO CONSUMIDOR ESTARÁ EM DUQUE DE CAXIAS E NO MÉIER

22:12 - GOVERNO DEVE BUSCAR EMPRESAS QUE INVESTEM EM INOVAÇÃO, DIZ FIRJAN

22:10 - ÚLTIMO DIA PARA VISITA À EXPOSIÇÃO "SHODO - CAMINHOS DA ESCRITA"

22:08 - CURSO A DISTÂNCIA DA ESCOLA DE CONTAS É TEMA DA TV ALERJ

 RSS