23/09/2013 18:16 23/09/2013 18:16

Alunos de escolas públicas apresentam trabalhos sobre a temática da doação de órgãos

Extraído de: Governo/AM - 10 meses atrás

Alunos de escolas públicas apresentam trabalhos sobre a temática da doação de órgãos 17:02 - 23/09/2013Foto - Divulgação

Nesta terça-feira, 24 de setembro, a Campanha de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, que está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) durante toda esta semana, será marcada pela exposição e premiação de trabalhos sobre o tema, realizados por alunos de escolas públicas, como parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), executado em parceria pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde e Educação.

A abertura do evento acontecerá às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em Adrianópolis. Além da exposição dos trabalhos, haverá a apresentação de peças teatrais, produzidas pelos estudantes, sobre a temática da doação de órgãos.

O concurso que terá premiação nesta terça-feira envolveu alunos do Ensino Fundamental. Serão apresentados o vencedor na categoria Melhor Frase sobre doação de órgãos e, também, os 1º, 2º e 3º colocados no concurso de tirinhas sobre tema.

Na semana passada, como parte do esforço para envolver os estudantes no trabalho de esclarecimento e conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos, foi lançado outro concurso com a mesma finalidade, voltado para alunos do Ensino Médico. Num trabalho desenvolvido com o suporte de gestores e professores previamente capacitados, os estudantes serão estimulados a produzir slogans e filmes de 1 minuto sobre o assunto. Os vencedores serão anunciados em novembro.

Reconhecimento – A abertura oficial da Semana de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos aconteceu na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, no auditório da Susam. Durante a solenidade, forem entregues certificados de reconhecimento aos gestores dos hospitais que realizam o trabalho de notificação e captação de órgãos e córneas e de instituições envolvidas em todo o processo destinado à transplantação dos órgãos doados.

Receberam o certificado o Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, o Pronto Socorro 28 de Agosto, o Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Araújo; a equipe de captação de órgãos do Hospital Adriano Jorge, o Hospital Santa Júlia, o Pronto Socorro da Criança da Unimed e o Instituto de Oftalmologia de Manaus.

Transplantes – No Amazonas, a rede pública de saúde já realiza transplantes de rins e de córneas. No caso dos transplantes de rins, o procedimento é realizado tanto entre doadores vivos como a partir de doador falecido. No ano passado, conforme ranking divulgado pelo Ministério da Saúde, o Estado se destacou com a ampliação de 35% no número de transplantes.

No Estado, a realização de transplantes de rins entre doadores vivos começou em 2002 e até agosto deste ano somava 230 procedimentos. Os transplantes a partir de doador falecido tiveram início em 2011 e 67 procedimentos desse tipo já foram realizados, graças ao gesto de 39 famílias, que autorizaram a doação.

Em relação ao transplante de córneas, o procedimento começou a ser realizado no Estado a partir de 2003, com a realização de 992 cirurgias até o último mês de agosto. O Estado também está se preparando para iniciar a realização de transplantes de fígado, na Fundação Hospital Adriano Jorge, e de coração, no Hospital Francisca Mendes.



Leia outras notícias do Governo do Estado do Amazonas, aqui: http://governo-am.justica.inf.br.

Deixe seu comentário

Veja Também:


Inscrições para o concurso De Cara Pra Vida são prorrogadas até 08 de setembro

As inscrições para o concurso de Cara Pra Vida foram prorrogadas até 08 de setembro. Podem participar os estudantes das escolas da rede estadual que desejam mostrar seu lado criativo e contribuir para o debate sobre o consumo de ...

13 dias atrás

Projeto que combate a obesidade infantil é encaminhado para sanção

Votado na última semana de trabalhos em plenário no mês de junho, o projeto de lei nº 3.456/13, que propõe políticas de combate a obesidade infantil, foi encaminhado para a Governadoria, onde deverá ser sancionado. O projeto é ...

17 dias atrás

Comissões de Educação e de Direitos Humanos aprovam quatro projetos

Na manhã desta quinta-feira (03/07), as comissões de Educação e de Direitos Humanos realizaram reunião conjunta para deliberar sobre quatro projetos de indicação e dois requerimentos. A comissão de Direitos Humanos aprovou o pro ...

22 dias atrás

Imperatriz – concurso de redação e desenho celebra o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Imagem divulgação - trabalho infantil doméstico Imperatriz – concurso de redação e desenho celebra o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil 11 JUN 2014 11:46 O lançamento do Concurso Cultural de Redação e Desenho na Comarca ...

um mes atrás

Ver todas as 99 notícias relacionadas

Últimas Noticias

15:15 - Araguaia+Limpo distribui e coleta saco de lixo em 12 municípios

15:13 - Agricultura familiar do DF mostra bons frutos

15:09 - Polícia Civil fecha fábrica clandestina de bebidas em Taguatinga Sul

15:03 - TRE-SC espera manter tradição e encerrar apuração até as 22 horas

15:02 - Defesa Civil estadual e Epagri/Ciram promovem debate sobre o El Niño

14:50 - ADEP-BA: Associado terá acesso aos convênios de todas as associações de defensores do país

 RSS